Uma fina película de cristais se forma na superfície das salinas e é considerada o néctar da produção de sal. Colhida a mão e não refinada, a flor de sal é levemente úmida, tem sabor mais delicado e é ideal para finalização de receitas.
Tempero essencial e indispensável. Em grão, é indicada para aperfeiçoar marinadas, assados e picles. Moída, complementa todos os pratos salgados, seja salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar, ou na finalização de pratos.
Também conhecida popularmente como Açafrão da Terra, por sua coloração amarela, é uma raiz da família do gengibre é se destaca por seu sabor e excelente fator nutricional. Ingrediente fundamental na composição do curry indiano e da mostarda, seu uso é amplo e harmoniza com frangos, peixes, pães e sucos.
Passo 1
Deixe uma panela esquentando com o caldo para risoto, que ensinei a fazer no canal.
Passo 2
Descasque as batatas inglesas e deixe na água para não oxidar e escurecer.
Passo 3
Enquanto a panela aquece, corte o bacon em cubos pequenos. Coloque na panela com um pouco de manteiga e azeite para refogar, em fogo baixo.
Passo 4
Corte a cebola em ciseler (cubos pequenos) e coloque para refogar junto com o bacon. Faça o mesmo com o alho-poró e mantenha o fogo baixo. Acrescente flor de sal para os ingredientes soltarem líquido.
Passo 5
Corte as batatas descascadas em pequenos dadinhos e reserve. Quando o alho-poró, a cebola e o bacon estiverem dourados, acrescente as batatas. Aumente o fogo e misture para envolver todos os sabores.
Passo 6
Abra um espaço no meio da panela e acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de cúrcuma. Misture bem enquanto refoga.
Passo 7
Novamente, abra um espaço nos ingredientes e acrescente 100ml de vinho branco. Ele vai trazer acidez e equilíbrio para a receita. Mantenha o fogo alto até o vinho evaporar. Mexa aos poucos para o amido da batata ir soltando e o risoto ficar cremoso.
Passo 8
Quando o vinho tiver evaporado, vá adicionando o caldo aos poucos e mexendo até secar, repetindo o processo por 10 a 15 min.
Passo 9
Rale queijo parmesão e pique as folhas da salsinha até a metade do talo. Reserve.
Passo 10
Quando o caldo estiver quase evaporado, apague o fogo. Acrescente o queijo ralado, manteiga e, se quiser, creme de leite fresco e ⅔ da salsinha. Misture tudo.
Passo 11
Sirva no prato e finalize com mais um pouco da salsinha e do parmesão. Bom apetite!
E aí, o que achou?