1 batata doce
4 mandioquinhas
1 jiló
3 rabanetes
6 cebolas pérola
1 cenoura
1 gengibre
Parte 2
½ abobrinha
4 ervilhas tortas
4 cogumelos paris
1 limão
1 acelga
Punhado de coentro
Punhado de cebolinha
600 ml de leite de coco
3 bagas de cardamomo
2 bagas de pimenta Jamaica
2 colheres de sopa de curry em pó
150 ml de shoyu
2 colheres de óleo de girassol ou outro
Muito utilizado na cozinha asiática, é perfeito para saladas, karê, carne vermelha e no preparo dos currys tailandeses a base de leite de coco, frango, peixes, ou vegetais.
Passo 1
Comece adicionando um fio de óleo de girassol na panela. Pique a batata doce e as mandioquinhas e coloque-as na panela. Adicione as cebolas cortadas ao meio para refogar junto. Acrescente a cenoura em pedaços, o rabanete picado e o gengibre cortado em talos finos. Acerte o sal e refogue.
Passo 2
Fatie o jiló e coloque por último na panela, adicione o alho laminado, mexa e espere mais 4 minutos para refogar.
Passo 3
Coloque as especiarias e, se quiser, pimenta dedo-de-moça picada. Acrescente por último o curry. Mexa tudo. Vá adicionando o leite de coco e mexendo para soltar o que está no fundo da panela. Para completar, acrescente mais 300 ml de água e complete a panela. Permaneça com o fogo médio, e quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por 25 minutos.
Preparo da salada:
Passo 1
Pegue as 4 folhas de acelga e corte em lâminas. Corte dois cogumelos, as ervilhas tortas, um pedaço de gengibre (também em lâminas finas), pique as folhas de coentro e a cebolinha. Misture tudo, acrescente o alho picado e esprema o suco de ½ limão, adicione molho shoyu e uma pitada de sal. Sua salada está pronta!
Passo 2
Para continuar o caldo, corte a abobrinha em pedaços médios e acrescente à panela junto com o restante da ervilha torta, do cogumelo, as folhas de coentro e a cebolinha. Apague o fogo e misture tudo. Experimente e acerte o sal. Esprema mais ½ limão sobre o caldo.
Passo 3
Sirva o caldo em bowls e coloque a salada por cima!
Nesta receita, um grande segredo é a ordem com que os ingredientes são adicionados na panela. Dos mais lentos aos mais rápidos de cozinhar.
E aí, o que achou?