Aioli:
Mais aromática que propriamente picante, pode ser usada em molhos, ensopados e preparos diversos de arroz. Inove no preparo de ragú de carne, peixes assados e ovos mexidos.
Feita a partir de pimentões selecionados e defumados, esta especiaria tipicamente espanhola fica perfeita com diferentes tipos de carne e frutos do mar. Experimente com carne de porco, bacalhau e no famoso arroz de polvo.
Passo 1
Descasque e corte as batatas em cubos.
Passo 2
Ferva uma água com bastante sal, e coloque as batatas quando a água começar a ferver, cozinhe por 10 minutos.
Passo 3
Aqueça uma panela. Enquanto isso, corte uma cebola em cubos grandes e lamine o alho. Coloque azeite na panela, adicione a cebola, sal e o alho. Corte a pimenta com sementes e adicione as pimentas com a páprica.
Passo 4
Adicione a lata de tomates pelados na panela junto com a cebola e os temperos e deixe apurar.
Passo 5
Para o Aioli, coloque 300ml leite, um dente de alho, sal a gosto e bata com o auxílio de um mixer, colocando óleo aos poucos até formar a maionese, mais ou menos 450ml. Reserve.
Passo 6
Coloque o molho da panela em um pote maior, adicione vinagre e bata com o mixer para formar o molho. Acerte o sal e coloque um pouco mais de azeite.
Passo 7
Em um recipiente, faça um sal temperado, com páprica, flor de sal e temperos.
Passo 8
Em outra panela, esquente bem o óleo para fritar as batatas, frite de pouco em pouco para não encharcar as batatas. Coloque sal nas batatas enquanto elas ainda estiverem quentes, pois estarão com os poros abertos e, assim, absorverão melhor.
Passo 9
Assim que todas as batatas estiverem fritas, passe para um recipiente maior, coloque o molho de tomate e o Aioli por cima. Finalize com pimenta caiena e páprica defumada.
E aí, o que achou?