Feita a partir de pimentões selecionados e defumados naturalmente, esta especiaria tipicamente espanhola fica perfeita com diferentes tipos de carnes e frutos do mar. Experimente ainda com carne de porco, bacalhau, camarões, e no famoso arroz de polvo ou na paella.
Uma fina película de cristais se forma na superfície das salinas e é considerada o néctar da produção de sal. Colhida a mão e não refinada, a flor de sal é levemente úmida, tem sabor mais delicado e é ideal para finalização de receitas.
Passo 1
Ferva água numa panela grande.
Passo 2
Hora de “assustar o polvo”. É uma técnica (dizem os espanhóis) para que o polvo mantenha a sua cor e forma. Mergulhe-o 3 vezes, contando até 4 segundos, na água fervendo. Feito isso, coloque o polvo na panela.
Passo 3
Para fazer o caldo, adicione à panela a cebola e o alho poró picados, 1 dente de alho, e as ervas (tomilho, alecrim, salsinha e folhas de louro).
Passo 4
Hora das batatas. Descasque e fatie as batatas em rodelas de 1cm de altura. Numa panela, coloque água, acrescente sal e espere ferver. Espere 20 min do nosso caldo cozinhando e acrescente algumas conchas do caldo junto à panela das batatas, para que elas cozinhem com o sabor do caldo de polvo. Deixe cozinhar por mais 20 min.
Passo 5
40 min no total. Polvo e batatas prontas. Retire as batatas e adicione flor de sal e azeite. Retire o polvo e separe a cabeça dos tentáculos. Fatie os tentáculos em rodelinhas com 1 dedo de altura.
Passo 6
Num prato para servir, coloque as rodelas de batatas e em cima os polvos. Finalize com um toque de vinagre de vinho branco, azeite, flor de sal e páprica defumada.
E aí, o que achou?